Qual é o melhor tratamento para aneurisma cerebral?

Por: Dr. Nicollas Rabelo | 01 de Setembro de 2022

Entenda o que é e as formas de tratamento do aneurisma cerebral.

O aneurisma cerebral é uma condição que pode surgir devido ao enfraquecimento ou defeito da parede neural. É uma doença que o paciente pode nascer com ela ou adquirir no decorrer da vida.

Uma pessoa que sofre um aneurisma cerebral pode ter sequelas irreversíveis ou até mesmo não resistir. Por isso, os cuidados devem ser realizados antes do rompimento ou quando houver indicação médica.

Foto: enfermagemilustrada.com

Alguns fatores de risco podem ser considerados e utilizados como base para a prevenção da doença ou para que um médico especialista seja procurado visando a realização de exames preventivos.

Esses fatores são:

  • Tabagismo;
  • Pressão alta (hipertensão arterial);
  • Origem congênita (fragilidade na parede das artérias cerebrais);
  • História familiar de aneurismas cerebrais;
  • Idade acima de 40 anos;
  • Sexo feminino (maior incidência em mulheres);
  • Outras doenças- Ehler Danlos, Doença Renal Policística, Síndrome de Marfan, Displasia Fibromuscular;
  • Malformação arteriovenosa cerebral;
  • Uso de drogas, particularmente cocaína;
  • Infecções;
  • ​Tumores;
  • Lesão cerebral traumática.

O aneurisma não tem cura, mas existem tratamentos  que podem reduzir as sequelas do quadro. 

Conheça agora as duas formas de tratamento para os quadros de aneurisma cerebral.

Tratamento tradicional

Neste tipo de tratamento, o neurocirurgião responsável abre o crânio e faz uma clipagem do colo do aneurisma com técnicas microcirúrgicas. Essa técnica é antiga e a forma mais invasiva de tratar.

Tratamento minimamente invasivo

Com os avanços tecnológicos e técnicas medicinais, hoje, é possível encontrar médicos especialistas capazes de realizar o tratamento de forma menos invasiva, sem a necessidade de abrir o crânio.

No tratamento dos aneurismas cerebrais, a embolização por via endovascular é hoje uma importante forma terapêutica. Em geral, as equipes atuam de forma multidisciplinar na decisão de qual metodologia será a melhor e mais confortável abordagem para cada tipo de aneurisma e cada condição física do paciente.

Neste procedimento é realizada uma incisão inguinal (na virilha) de 2 centímetros, sob efeito de anestesia local e geral, cateteres são inseridos por esta via até o cérebro de maneira coaxial.

Além de menos invasivo, a cirurgia necessita de um período de recuperação e internação menor que a cirurgia convencional. Após 3 dias de internação, o paciente pode voltar às atividades regulares em sete dias.

Este tratamento pode ser realizado na grande maioria dos casos, a escolha do tratamento deve ser auxiliada por um neurocirurgião especialista.

Onde encontro um neurocirurgião em Minas Gerais?

O recomendado em qualquer um dos casos ou situações, é procurar um médico especialista. Só assim, terá um diagnóstico completo e o auxílio para o melhor tratamento.

Em Minas Gerais, o Doutor Nicollas Nunes Rabelo é uma das maiores referências da região, com mais de 2 mil cirurgias realizadas e 5 mil atendimentos concluídos.

Tem interesse em exames, consultas ou tratamentos para aneurisma cerebral? 

Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!