O tumor cerebral surge na região do cérebro, podendo ser desenvolvidos pelo próprio cérebro ou vindos de outra parte do corpo, da metástase.
Há dois tipos de tumores cerebrais, os benignos e os malignos, mas quais são as suas diferenças? Como é feito o diagnóstico? Quais são os principais sintomas desta doença? Como o tratamento é realizado? Leia este artigo até o final e saiba todas essas respostas.
Muitas pessoas se perguntam quando os tumores cerebrais podem surgir. Entretanto, não há uma média de idade definida para a aparição dos tumores cerebrais, ou seja, eles podem surgir em qualquer momento da vida.
Embora, o tipo mais grave, que normalmente afeta os homens, é denominado de glioblastoma. Já os meningiomas, na maior parte dos casos, não são cancerígenos, manifestam-se, na maioria das vezes, em mulheres.
Logo, seja um tumor benigno ou maligno, os tumores têm consequências que acabam impactando as regiões mais próximas ao cérebro, que controlam funções vitais do nosso corpo.
Podendo impactar nas funções motoras e cognitivas do paciente. Em outras palavras, os sintomas mais comuns são:
Após o diagnóstico e a indicação médica para a realização do procedimento, é realizada a craniotomia.
Em suma, parte dos cabelos do paciente são raspados e depois é feita uma incisão na pele por meio de uma broca de alta velocidade e de uma serra especial para retirar um pequeno fragmento do osso que fica localizado em cima do tumor. Retirando-o de uma maneira precisa e evitando danos e sequelas.
Durante a cirurgia, é utilizado laser e dispositivos de ultrassom para eliminar os tumores mais difíceis de serem removidos. Todavia, apenas alguns tumores podem ser removidos sem causar danos no cérebro.
Em alguns casos, os tumores podem ser removidos, mas a depender da região do cérebro em que ele se encontra, a retirada pode prejudicar algumas funções vitais.
Há vários tipos de tumores cerebrais, eles são divididos em intra-axiais, como glioblastoma, glioma de baixo grau, ependimomas, meduloblastoma ou as metástases, que vão para dentro do parênquima e se fundem a ele. Além dos extra cerebrais (os extra-axiais) que são os meningiomas e schwannomas.
Contudo, os tumores cerebrais malignos ou benignos que afetam áreas funcionais do cérebro podem ser operados com o paciente acordado.
Sobretudo, os tumores cerebrais intra-axiais podem ser controlados e no caso dos tumores extra-axiais, eles podem sim ser curados.
A melhor forma de diagnosticar um tumor cerebral é por meio da ressonância magnética ou pela tomografia computadorizada, esta como complemento da ressonância. Bem como, a realização de uma biópsia para avaliar o tecido da lesão sobre a qual há suspeita.
Dessa forma, o tratamento vai depender do tipo de tumor do paciente, das características e da localização em que se encontra.
O especialista pode recomendar alguns tratamentos, são eles:
Por exemplo, a quimioterapia e a radioterapia podem ser recomendadas em conjunto, em alguns casos. Vale ressaltar que o médico também pode fazer a indicação de medicamentos para reduzir a pressão intracraniana e facilitar o tratamento da doença.
Acima de tudo, o recomendado em qualquer um dos casos ou situações, é procurar um médico especialista. Só assim, é possível ter um diagnóstico completo e o auxílio para o melhor tratamento.
Em Minas Gerais, o Dr. Nicollas Nunes Rabelo é uma das maiores referências da região, com mais de 2 mil cirurgias realizadas. Portanto, se você procura um especialista na área, clique no botão abaixo.
Entrar em contato