A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade
A região lombar está localizada na parte posterior do corpo, abaixo das costelas e acima da bacia. É nela, que a maioria dos casos de hérnia de disco surgem, causando dor, desconforto e até mesmo, alterações de sensibilidade nas coxas, pernas e pés.
A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
Dentre os sintomas mais comuns estão dor e desconforto. Dores que podem ser sentidas em outras partes do corpo a depender do caso do paciente.
Se as dores são sentidas nos membros inferiores, como nos ombros, braços, mãos e dedos, a hérnia está localizada na coluna cervical.
Caso sinta dores nos membros inferiores, a hérnia de disco é lombar.
Neste artigo, vamos entender o que é a hérnia de disco de uma maneira mais profunda e dar todos os detalhes que você precisa saber sobre o diagnóstico.
Composto por duas partes, o disco é formado pela parte central, chamada de núcleo pulposo e pelo tecido cartilaginoso, chamado de anel fibroso.
O núcleo funciona como amortecedor e protege as costas dos impactos e torções realizadas no dia a dia. Já o anel, é responsável por manter o núcleo na parte central, com características elásticas, permitindo os movimentos de flexão, rotação e extensão do tronco.
A hérnia de disco pode surgir por diversos fatores, dentre eles, podemos citar os mais corriqueiros, como a má postura e o desalinhamento da coluna por meio de gestos e exercícios feitos ao longo do dia.
Explicando o termo, a palavra “Hérnia” significa a saída ou um vazamento por meio de uma fissura, ou orifício de algo fechado. O disco intervertebral é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa, que contém um líquido gelatinoso no centro.
A hérnia de disco ocorre quando há uma fissura ou um desgaste nesta região, provocando a expansão ou vazamento do líquido da região.
Se a lesão do anel fibroso que mantém o núcleo for grande, o disco poderá diminuir de volume ou ficar achatado, causando dor e desconforto na região.
Existe mais de um tipo de hérnia de disco e elas podem ser protusas, extrusas ou sequestradas. Abaixo vamos explicar de forma simples as diferenças entre elas.
Protusas- É quando o disco se alarga, mas o líquido segue no centro. Desta forma, o disco tocará terminações nervosas de grande sensibilidade, gerando incapacidade e dor.
Extrusas- Ocorre quando há o rompimento do anel fibroso e o líquido sai por meio de uma fissura.
Sequestradas - É quando a parede do disco é rompida e o líquido interno migra para dentro do canal medular, para cima ou para baixo. Causa pressão na raiz nervosa, provoca inflamação e compressão contínua.
Como o núcleo pulposo (líquido) está fora do ambiente natural com propriedades químicas ácidas, ele provoca as chamadas dores químicas, geralmente, em um grau de dor elevado.
O diagnóstico deve ser feito clinicamente por um médico especialista, que vai buscar entender as características dos sintomas e vai pedir os exames físicos necessários para um diagnóstico assertivo.
Na grande parte dos casos, os problemas da hérnia de disco atingem a cervical ou a região lombar.
Para um diagnóstico completo, alguns exames podem ser pedidos, como o de raio-X, tomografia e ressonância magnética, que ajudam a determinar o tamanho da lesão e a localizar em que exata região da coluna está a lesão.
Além de diagnosticar, o médico vai buscar entender as causas e as melhores formas de tratamento, visando de forma exclusiva a necessidade do paciente, em relação ao trabalho e rotina.
Sente desconforto e está procurando um profissional qualificado para lidar com o problema? Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta.
Os três tipos de hérnia podem causar certo desconforto, dor ou incapacidade. Por isso, todos devemos nos atentar com as formas de prevenir os problemas nas costas e dores lombares.
Um dos meios mais eficazes de não sentir esses problemas ou de passar a ter uma qualidade de vida maior se dá por meio da criação de hábitos da boa postura.
Muitas pessoas não tomam cuidado ao sentar, deitar-se ou ao se exercitar, pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar com que você preste mais atenção no seu dia a dia e evite os problemas de hérnia de disco ou de dores lombares no geral.
Muitos pacientes desenvolvem problemas lombares ou até mesmo hérnia de disco porque não se atentam e sentam de qualquer maneira.
Algo que parece simples, mas que pode fazer toda a diferença para que você evite sentir dores ou desconfortos, é sentar-se da maneira correta.
Ao sentar-se, procure apoiar os pés no chão, com as coxas na maior parte possível do assento. Evite cruzar as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas.
Além dessas dicas, mantenha sempre a coluna ereta, assim, você irá evitar desgastes desnecessários na região.
Muitas pessoas dormem de mal jeito, e isso, pode transformar o dia seguinte em um pesadelo.
Uma dica simples para aqueles que deitam de barriga para cima, é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos.
Se você dorme de lado, opte por utilizar um travesseiro entre as pernas, que devem ser dobradas.
Para aqueles que dormem de bruços, utilize um travesseiro embaixo da barriga, não da cabeça, diminuindo a curvatura lombar.
Lembrando: dormir de bruços não é recomendado, mas entendemos os casos em que a pessoa não consegue descansar de outra forma.
Além das dicas, busque um bom colchão semi rígido ou de espuma, para distribuir bem o peso do corpo.
Durante a realização das atividades domésticas podemos criar lesões ou desconfortos. Por isso, fique atento(a) com a postura durante a realização de trabalhos domésticos.
Evite a qualquer custo ficar com o tronco totalmente inclinado se estiver de pé.
Para erguer pesos, tome cuidado e caso precise, use os músculos das pernas, sem se curvar de maneira brusca.
Ao amarrar os sapatos, traga os pés ao joelho, sem que precise se inclinar muito.
Muitas pessoas trabalham sentadas e em alguns casos, em casa. Portanto, o cuidado com a postura deve ser redobrado, afinal, imagine o resultado de ficar sentado com a postura errada por horas, dias, semanas, meses e anos.
Se você trabalha sentado, busque deixar os braços apoiados na mesa. Evite torções nas costas ao tentar pegar algo, se puder, use cadeiras que giram e que podem facilitar este trabalho.
Se utilizar uma tela ou monitor, evite ter que se abaixar para ler, busque deixar a tela na altura ideal, para poder visualizar as informações sem ter que se contorcer.
Para ter um tratamento adequado e um diagnóstico assertivo, é necessário procurar um médico especialista. O Doutor Nicollas Nunes Rabelo é referência na área, com mais de 2 mil cirurgias realizadas e mais de 5 mil atendimentos realizados.
Tem interesse em exames, consultas ou tratamentos para as suas dores na lombar? Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!