Melhores tratamentos para dores na lombar

Por: Dr. Nicollas Rabelo | 02 de Setembro de 2022

Descubra quais são os melhores tratamentos para dores lombares.

As dores lombares são um problema recorrente para muitas pessoas, independente da idade, elas podem causar desconforto ou até mesmo incapacidade. Mas, afinal, quais são as melhores formas de aliviar o desconforto e as dores nas costas?

Antes de discutir as formas de tratamento, é fundamental entender as causas das dores para que você possa ter cuidado e prevenir as crises.

Foto: uol.com

Principais causas das dores lombares

Como citamos acima, os problemas podem variar e as causas também. Os problemas lombares são mais frequentes em pessoas com idade elevada, por conta do envelhecimento ocorre um desgaste natural nas articulações, no disco e nos ossos da região.

Portanto, vemos os problemas de dor crônica serem mais frequentes em pessoas da terceira idade, mas alguns motivos podem impactar a coluna e causar desconfortos, como:

  • Postura ruim;
  • Movimentos bruscos;
  • Ficar em posição incômoda;
  • Quando há um deslocamento dos discos, causando pressão em terminações nervosas;
  • Artrite que leva à inflamação e rigidez das articulações;
  • Falta da manutenção de posição;
  • Obesidade -  causa uma carga extra nas costas;
  • Gravidez-  pode causar uma curvatura da coluna vertebral;
  • Estresse emocional- que gera a tensão dos músculos da região;
  • Má qualidade de sono;
  • Colchão que não espalha corretamente o peso do corpo.

Após entender o que pode estar gerando o seu desconforto, descubra quais são as melhores formas de diminuir as dores lombares.

Caso consiga, é indicado que continue ativo no decorrer do dia, na medida do possível, sem exageros. Ficar em repouso por longos períodos pode descondicionar os músculos da região e agravar os problemas.

Caso não seja possível se manter ativo ou fazer alongamentos, é necessário um tratamento específico para a região lombar, com o diagnóstico de um médico especialista.

Dessa forma, será criado um modelo de tratamento específico para o quadro capaz de lidar com as crises de maneiras diferentes das convencionais.

Métodos eficazes que ajudam no tratamento da dor

Alongamentos

Um dos métodos mais eficazes de tratar as dores em casa, é por meio da realização dos alongamentos.

Foto: blog.livup

Com alguns exercícios simples de alongamentos, as dores podem ser aliviadas e até prevenidas. Apenas evite alongamentos quando a dor passar das costas para as pernas, neste caso, o alongamento iria irritar o nervo e causar ainda mais desconforto.

Os alongamentos podem e devem ser feitos diariamente e não há contraindicação, exceto se o indivíduo tiver alguma limitação física, lesão ou quadro de inflamação. 

Se ficar muito tempo sem se alongar – mais de duas semanas, por exemplo – os músculos começam a sofrer encurtamento, comprometendo a flexibilidade. Além disso, esse tipo de problema pode levar a outras complicações, causando dores e sobrecargas nas articulações e coluna. 

Repouso parcial

Sim, o repouso parcial é recomendado, não o repouso total, porque ele irá acarretar dores piores e talvez ainda mais agudas. Mantenha-se em movimento para os músculos não atrofiarem.

Ficar por longos períodos na cama pode causar a perda de massa muscular, causando piora do quadro. Manter as atividades, mesmo com o incômodo, ajuda a dar flexibilidade à coluna.

Atividade física

A atividade física é uma das melhores formas de fortalecer os músculos e de deixá-los mais flexíveis. Opte por exercícios que não gerem ainda mais dor e tenha o intuito de fortalecimento, sempre com a orientação de um profissional.

Outra forma de se manter em movimento é a realização de  caminhadas. Elas são uma excelente forma de retornar às atividades, caso esteja “parado”. Comece com distâncias menores e em terrenos planos.

Manipulação

Outra forma de relaxar a musculatura é através de algumas sessões de manipulação. Elas liberam uma quantidade maior de endorfinas que irão aliviar as dores. Busque o auxílio de um médico especialista e saiba mais sobre o que pode realizar para a melhora das suas crises e dores.

Mais tratamentos que trazem resultados

Entre as atividades para tratamento de um desconforto lombar, temos uma variedade de técnicas. Entre as mais conhecidas, estão a RPG e a osteopatia.

Enquanto técnicas terapêuticas de tratamento de disfunções na lombar, onde o princípio de abordagem terapêutica se difere, a RPG tem uma ação mais global sobre a coluna vertebral e a postura, e a osteopatia tem uma ação mais localizada do tratamento, mas também visando um resultado global.

Ambas partem do princípio de restabelecer o equilíbrio corporal com manipulações e alongamentos associados a reequilíbrio de tensões musculares e posturais, retirando a sobrecarga e redistribuindo a força para outras áreas, como, por exemplo, a estabilização segmentar, onde se aprende a contrair de forma voluntária eficaz , sem sobrecarga, os músculos posteriores (multífido), abdominais (principalmente os transversos), numa expiração normal.

Saindo um pouco do enfoque terapêutico, temos Pilates e o Gyrotonic, com uma abordagem física maior, uso de aparelhos e sistemas de polia e molas para fortalecimento muscular, conscientização postural e respiratória, servindo como meio facilitador de recuperação pós terapêutica ou mesmo preventivo de desconfortos lombares.

Todas as abordagens são corretas, desde que feitas de forma criteriosa, respeitando a individualidade pessoal de cada um e de sua atividade e, principalmente, de forma ética, indicando o profissional ideal para cada momento.

Onde encontrar um especialista em dores lombares em Minas Gerais?

Para ter um tratamento adequado e um diagnóstico assertivo, é necessário procurar um médico especialista. O Doutor Nicollas Nunes Rabelo é referência na área, com mais de 2 mil cirurgias realizadas e mais de 5 mil atendimentos realizados.

Tem interesse em exames, consultas ou tratamentos para as suas dores na lombar? Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!