A hérnia de disco é um problema físico bastante comum entre os adultos, existem três tipos de hérnia e hoje vamos explicar a mais comum delas: a hérnia de disco lombar. Este problema possui um tratamento simples.
Oito em cada dez pessoas no mundo sofrem de hérnia de disco de acordo com pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode atingir até os mais jovens.
Nossa coluna vertebral possui mecanismos de proteção para amortecer impactos de nosso corpo e fazer com que a protejamos. Um deles se encontra entre as vértebras e é composto por um anel chamado núcleo pulposo, contendo um gel em seu interior. Este gel é chamado de núcleo pulposo e é flexível, o desgaste deste anel é comum com o decorrer da idade.
Com esse desgaste, o ânulo pulposo pode se expandir e afetar os nervos que ficam juntos com a coluna vertebral. Isso pode causar dores locais que podem se expandir para outras partes do corpo. Existem três tipos de hérnia de disco: Cervical, localizado na parte superior da coluna; Torácica, que atinge a parte central das costas e, a mais comum, a Lombar que afeta a parte final das costas.
A hérnia de disco lombar é afetada na parte inferior da coluna e pode causar diversos incômodos nas pernas e na região do quadril. São raros os casos em que não haja sintomas.
Além da dor que causa formigamentos no local afetado, a hérnia lombar também pode prejudicar a movimentação das pernas com formigamentos e perda de força e de sensibilidade. Em casos mais graves, a hérnia de disco pode comprometer o controle urinário e do intestino.
Melhores tratamentos para dores na lombar
Dentre as causas prováveis podem se destacar: movimentos forçados; atividade física de forma inadequada; má postura; herança genética; sedentarismo; carregamento de peso excessivo e outros. Os sintomas podem variar de dores intensas na região inferior da coluna, formigamento, câimbras e redução da força nas pernas.
Não só a movimentação forçada e repetitiva pode adquirir uma hérnia, o sedentarismo e a falta de exercícios que fortaleçam a coluna podem ser fatores de risco. Por isso, é usual que você pratique exercícios para seu corpo estar saudável e evitar riscos futuros não só de doenças comuns, e sim de problemas envolvendo nossa estrutura física de sustentação do corpo.
Veja também: Dores na lombar – Quão preocupado devo estar?
O diagnóstico é feito através de exames de ressonância magnética e/ou tomografia, que confirmam o local da lesão e onde ela se encontra. Outros fatores são levados em conta, o histórico do paciente e as características do sintoma.
Geralmente a hérnia lombar pode se curar sozinha, mas o acompanhamento médico é necessário para saber das dicas corretas durante o processo de cura. Neste processo é indicado evitar movimentações que comprometem a área afetada e medicamentos são indicados para alívio das dores.
O tratamento pode ser de maneira cirúrgica ou não. No caso do não cirúrgico, é aconselhado sessões de fisioterapia e ortopedia, além do uso de medicamentos prescritos pelo especialista. Em casos mais graves, é realizado tratamento com procedimentos minimamente invasivos ou por meio de cirurgia aberta.
Exercícios físicos, práticas esportivas e sessões de Ioga e Pilates são bons aliados no fortalecimento muscular da coluna, evitando um desgaste superior ao normal. Medidas básicas, como adotar uma postura adequada ao sentar ou ao se deitar, também são efetivas para a saúde da coluna vertebral.
Se for carregar peso, leve o que você pode carregar aos poucos. No trabalho, equipamentos de proteção individual são indispensáveis para evitar lesões graves na coluna. Se você sentir alguns dos sintomas citados neste artigo, procure um médico especialista.
Hérnia de disco – Saiba tudo sobre
Realizamos atendimento especializado para resolver a Hérnia de Disco Lombar com o Dr. Nicollas Rabelo. Agende agora sua consulta por meio do WhatsApp, clicando aqui. Aceitamos todas as condições para você ser avaliado e obter um diagnóstico preciso, como convênios, particular e reembolso. Confira o método que se encaixe com você.
Agende uma Consulta