Doenças cerebrais merecem muito da nossa atenção, pois, geralmente, colocam os pacientes em posições delicadas de saúde. Por isso, para você que chegou até aqui com dúvida “aneurisma cerebral, o que é?”, fique atento aos fatores de risco e sintomas vinculados a essa enfermidade, que, se não tratada a tempo, pode ser fatal.
E, pela complexidade, – pois, em parte significativa dos casos, a cirurgia é o tratamento adequado – parece que não há profissionais experientes e adequados para atender você nas regiões mais distantes das capitais, mas não se convença disso. Não é mais preciso ir até as grandes cidades para cuidar do aneurisma cerebral.
Agende uma consulta com o Dr. Nicollas Rabelo, doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com especialização em neurocirurgia vascular e base de crânio pela mesma instituição e em neurointensivismo para adultos pelo Hospital Sírio Libanês.
O atendimento ocorre em Ribeirão Preto (interior de São Paulo), em Passos e Paracatu (interior de Minas Gerais). Agende já sua consulta, via WhatsApp: (35) 99251-0824.
Quer saber um pouco mais? Assista ao vídeo do Dr. Nicollas Rabelo e aproveite para conhecer melhor o seu mais novo neurocirurgião!
Aneurisma cerebral, o que é?
Entender o que é o aneurisma cerebral é uma maneira de ficar atento a seus possíveis sinais. Por isso, é fundamental esclarecer o desenvolvimento desta doença.
Ela aparece em uma região específica do cérebro: os vasos sanguíneos. Quando uma parte deles fica frágil, pode gerar uma alteração em sua espessura, gerando protuberância ou aumento de tamanho.
O grande risco, ao manifestar esse quadro, é o rompimento do vaso, gerando sangramento no cérebro e possíveis danos irreversíveis.
Mas, nem sempre, manifestar a doença já é motivo para pensar em tratamentos invasivos, como a cirurgia. Cerca de 5% da população sofre com algum tipo de aneurisma, mas nem todos apresentam sintomas, pois isso está vinculado ao tamanho dele.
Tipos de aneurisma
A classificação do aneurisma auxilia consideravelmente, junto aos fatores de risco, que serão abordados em breve, a definir o melhor tratamento para cada paciente.
A abordagem depende se caso a caso, feito análise com exames apropriados e definir a conduta em conjunto com a família. apresentada aqui está relacionada à proporção do aneurisma cerebral.
E como descobrir qual é o tipo de aneurisma?
Os exames de imagem são capazes de identificar a presença e o tipo de aneurisma. Caso apresente os sintomas da doença, somado aos fatores de risco, seu médico pode solicitar uma tomografia da cabeça e/ou ressonância magnética da cabeça ou ainda angiograma cerebral.
Fatores de risco
Existem alguns hábitos e disposições naturais que influenciam diretamente, como dissemos, no nível de risco de desenvolvimento e ruptura do aneurisma.
Aneurisma cerebral: sintomas
Os sintomas são diversos e, muitas vezes, por serem alguns deles “comuns” retardam a ida ao médico neurologista.
Entre as sensações mais corriqueiras estão: dor de cabeça, dor nos olhos, náuseas e vômitos. Já os sintomas que podem chamar mais a atenção de pacientes são:
. Pior dor de cabeça da vida;
. Dor de cabeça que piora seu padrão.
Tratamento para aneurisma
Apenas o médico poderá determinar o melhor tratamento para o paciente já diagnosticado. Por meio do histórico familiar, fatores de risco e tipo de aneurisma, ele poderá definir a necessidade da intervenção cirúrgica, uma vez que o perigo do procedimento deve ser menor à vida do paciente do que a sua não realização. Assim, pode-se seguir apenas com o tratamento medicamentoso ou optar pela cirurgia.
Cirurgia do aneurisma cerebral
O objetivo desta cirurgia é fechar o aneurisma através da clipagem, para, em seguida, excluí-lo, aplicamos técnicas avançadas e minimamente invasivas com melhor resultado de desfecho e estéticos. Existem duas técnicas disponíveis para isso:
Aneurisma cerebral: recuperação
Uma vez que a cirurgia tenha ocorrido para evitar o sangramento do aneurisma, a recuperação pode ocorrer em até cinco dias. E o paciente pode sofrer de dores de cabeça durante um determinado período.
Nos casos em que o procedimento cirúrgico ocorreu para conter as consequências da ruptura do aneurisma cerebral, a recuperação é mais longa, podendo levar meses e, ainda assim, o paciente pode sofrer com consequências irreversíveis.
Onde me consultar com um neurocirurgião?
Encontre o seu neurocirurgião em Passos / Paracatu (MG) e em Ribeirão Preto (SP)!
O Dr. Nicollas Rabelo, médico especialista em aneurisma, atende em ambas as cidades! Aproveite a expertise e conhecimento de ponta de um médico com passagem pela Universidade de São Paulo e pelo instituto de ensino e pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
Utilize seu plano de saúde para garantir seu atendimento já e, caso opte pelo atendimento particular, os preços são acessíveis e justos!
Visite nossa clínica de neurocirurgia, cuide de você e dê adeus às dúvidas sobre “aneurisma cerebral, o que é?”.
Agende agora sua consulta com o Neurocirurgião Dr. Nicollas Rabelo pelo WhatsApp: (35) 99251-0824. E garanta qualidade de vida para você já!