Neurocirurgia: quais exames preventivos ele pode indicar?

Por: Dr. Nicollas Rabelo | 02 de Junho de 2023

A neurocirurgia vem evoluindo ao longo dos anos e por isso, vem sendo utilizadas técnicas para causar menos desconforto aos pacientes, diagnosticar diversas doenças neurológicas já que podem acontecer antes do que nós imaginamos e prevenir sequelas irreversíveis. 

Elas não são rápidas de serem feitas e o diagnóstico pode ser obtido na hora, em algumas delas, o que pode salvar muitas vidas. Por isso, entenda melhor sobre esta especialidade e confira quais são os exames preventivos que podem ser realizados.

Tudo sobre neurocirurgia

A área da neurocirurgia fica disponível se o médico fizer especialização em cirurgia geral para depois se aprofundar na área. No processo, serão aprendidos técnicas cirúrgicas, neuroanatomia, terapias intensivas e cuidados de traumas. Geralmente, demora em torno de 5 anos após a formação em medicina para se tornar um especialista, mas pode se estender dependendo de quantas áreas este profissional opte em atuar futuramente.

Além da especialização em neurocirurgia, o médico pode abordar mais especialidades como a neurocirurgia vascular, pediátrica, endovascular e base de crânio. Inclui-se também neurocirurgias funcionais e da dor, da coluna vertebral, em nervos periféricos, oncológica (responsável por tratamento de cânceres e tumores que podem surgir no sistema nervoso), e com enfoque em terapia intensiva. São diversas opções para atuar no mercado. 

Este especialista é capacitado para analisar problemas que podem ou não serem resolvidos por cirurgia. Caso não, ele encaminha para o neurologista para um tratamento adequado de acordo com o diagnóstico do paciente.  

O responsável por esta área também acompanha o paciente no pós-cirúrgico em casos de doenças graves do sistema nervoso. O neurocirurgião é atuante quando o assunto envolve cirurgias especializadas nesta área. Ele avalia a necessidade de procedimentos cirúrgicos, além de acompanhar o paciente no pós-operatório. Com o avanço tecnológico da medicina, hoje é possível utilizar técnicas minimamente invasivas para alcançar excelentes resultados, além de exames preventivos que não causam dores e evitam doenças com grandes riscos de sequelas irreversíveis. Confira algumas delas:  

Exame de Capacidade Memória

Este exame é realizado por um aplicativo chamado Altoida para avaliar como está nossa memória e cognição, indicado principalmente para quem tem síndrome de Alzheimer. Com um check-up neurológico feito com frequência, a doença pode ser detectada com até 10 anos de antecedência e agir de forma imediata.

É um procedimento rápido, indolor e que consegue obter um diagnóstico assertivo com base em dados para melhoria da qualidade de vida da pessoa que o realiza.

Exame do Sono

O neurocirurgião também pode indicar este exame para o diagnóstico de apnéia, ou seja, problemas relacionados ao sono, como roncos altos e sensação de cansaço.

Ele insere um sensor de última geração, que emite informações no momento em que o paciente dorme. Ele gera relatórios, áudios gravados e permite acesso por meio de aplicativo para diagnosticar este distúrbio e solucionar. O exame do sono é confiável e indolor, além de ser validado pela revista digital Clinics, é considerado mais um progresso para a neurocirurgia.

Exame de Pressão Intracraniana

Este procedimento permite avaliar a pressão do crânio sem emissão de radiação, campo magnético ou ultrassom, além de ser feito de forma fácil e rápida. Não é necessário preparação nem medicações.

Permite acompanhar em tempo real via aplicativos mobile. Ou seja, o médico pode fazer um diagnóstico precoce ou prevenir pacientes das doenças que relacionam a pressão intracraniana, como:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Tumores cerebrais;
  • Hidrocefalia;
  • Contusões cerebrais;
  • Encefalopatia hipertensiva;
  • Hemorragia subaracnóidea;
  • Hematomas subdural e extradural.

Termografia

Também chamada de Termometria Cutânea (infravermelho), é importante para o estudo das dores e doenças neurológicas, inflamatórias, vasculares e em perícias médicas.

As cores registradas permitem entender a causa da dor ou inflamação diagnosticada e dá uma resposta em fases iniciais das mesmas. O exame, além de não ser invasivo, é rápido e indolor.

Conheça os exames preventivos realizados pelo Dr. Nicollas Rabelo

Cirurgias minimamente invasivas

É considerado um avanço na neurocirurgia. São feitas incisões, de até 10 mm, na pele, permitindo uma rápida recuperação e um menor risco de infecções. Os benefícios são maiores, pois causa menos dano ao corpo e pouca sensação de dor, além de proporcionar menos cicatrizes e sangramentos. 

Elas são indicadas para o cérebro e coluna, como traumatismos, aneurismas, AVCs, tumores, bico de papagaio, hérnia de disco, etc.

Onde procurar por um neurocirurgião em Minas Gerais?

O neurocirurgião aborda o tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso periférico e central. Dentre as principais, estão: Hérnias de disco, doenças degenerativas, tumores cranianos e encefálicos, aneurismas cerebrais e problemas na coluna.

O Dr. Nicollas Rabelo é especialista em neurocirurgia e realiza técnicas minimamente e não invasivas para prevenir doenças neurológicas. Conta com tecnologia avançada para otimizar tempo de diagnóstico e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Atuamos nas cidades de Passos, Piumhi e Paracatu, no interior de Minas Gerais. Possuímos atendimentos por teleconsulta e agendamento via WhatsApp e atendemos convênios, reembolso e no particular. 

Agende uma Consulta