Existem três tipos de hérnia de disco e a mais comum é na região lombar da coluna, eles são: Cervical, localizada na parte superior da coluna; Lombar, a mais comum, na parte inferior das costas; e a Torácica que se encontra na parte central da coluna.
A Hérnia de Disco é um problema comum para pessoas acima de 30 anos e acontece devido ao desgaste do disco entre as vértebras. São diversos os fatores que podem ocasionar este problema físico. O tratamento geralmente é simples e você pode encontrar na cidade de Passos-MG.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas sofrem de hérnia de disco. É comum acontecer em adultos acima de 30 anos por conta do desgaste natural, já em pessoas abaixo dessa faixa etária pode ocorrer devido a alguns problemas relacionados a má postura e outros fatores contribuintes que vamos explicar neste artigo.
Primeiro, vamos entender onde está este disco. A coluna vertebral contém vértebras que nos garante a sustentação. Entre elas, há um disco chamado ânulo fibroso contendo tecido gelatinoso em seu interior. Esse ânulo é responsável por evitar o atrito entre uma vértebra e outra, amortecendo o impacto.
Com o desgaste causado pela mobilização intensa das regiões na coluna, como lombar e pescoço, o anel gelatinoso chamado núcleo pulposo, se desgasta ao longo do tempo ou com o uso descuidado da coluna. A deformação faz com que esse disco saia do lugar e comprima as raízes nervosas que acompanham a coluna, causando dores e formigamentos.
As causas podem variar de caso a caso, sendo ele genético ou não. Além da falta de exercícios, tabagismo ou levantamento de peso acima da capacidade que o seu corpo possa suportar. Outro fator que pode causar a hérnia de disco é o fato de não sentar e apoiar a coluna corretamente no dia a dia, afetando o disco e levando a um desgaste maior que o previsto.
Em pessoas mais jovens é incomum adquirir esse problema, mas pode ocorrer devido à má postura, sedentarismo ou peso acima do adequado.
A dor pode se distribuir de acordo com a gravidade da lesão:
Quando a dor for lombar ou cervical, pernas e braços são afetados causando a perda de força de um desses membros.
Podem haver sintomas ou não, mas os mais comuns são dores fortes localizadas em partes específicas da coluna que espalham para outros locais do corpo. Dentre eles, sensações de formigamento nas pernas e nos braços; câimbras; dores no quadril; dores no pescoço e no carregamento de itens pesados.
O diagnóstico é realizado através dos sintomas alegados pelos pacientes com o histórico de atos ou atitudes realizados que tenham afetado a região que ocorre a dor, sendo levado como base. Após isso, são realizados exames de imagem como o Raio-X, tomografia ou ressonância magnética. Com isso, o médico consegue localizar a hérnia e ver a proporção que a lesão tomou na área afetada.
Naturalmente, alguns casos cicatrizam e acabam diminuindo com o tempo. Isso pode variar de acordo com cada corpo, levando de semanas até alguns meses. Isso deve ocorrer desde que tenha um acompanhamento médico para saber qual o melhor direcionamento.
Geralmente, durante o processo de tratamento, são suspensos exercícios físicos de alta intensidade como musculação, alongamentos e atividades esportivas. Fazendo com que acelere o tratamento e a dor suma aos poucos.
O tratamento geralmente é planejado de acordo com os sintomas do paciente e é feito através de sessões de fisioterapia e ortopedia, além de medicamentos prescritos pelo especialista. Em casos de dores contínuas, são realizadas cirurgias minimamente invasivas ou abertas.
É aconselhável sempre visitar o médico responsável para acompanhar se não houve nenhuma alteração na área ou se surgiu em outro local. Fique atento aos sintomas.
Para evitar o surgimento da hérnia de disco, é aconselhável respeitar os limites de peso quando for carregar algo, praticar exercícios de forma regular para fortalecer os músculos na região da coluna vertebral e práticas esportivas como natação, ciclismo e outros. Sempre com a supervisão de um profissional adequado para evitar riscos à saúde física.
Veja mais: Como aliviar as dores na coluna?
Em Passos, Paracatu e em Piumhi, o Dr. Nicollas Rabelo atende a este tipo de problema de maneira humanizada e acompanhada em todos os processos. Atendemos convênios, reembolsos e no particular. Confira qual método é o mais adequado a vocês e marque já a sua consulta pelo WhatsApp, clicando aqui.