Como aliviar as dores na coluna?

Por: Dr. Nicollas Rabelo | 04 de Outubro de 2022

As dores na coluna podem surgir de diversas formas e acabar atrapalhando as pessoas nas atividades diárias. Você sabia que há algumas formas de diminuir este desconforto que está sentindo com apenas algumas mudanças de hábitos ou cuidados que podem ser feitos ao longo do dia?

Portanto, neste artigo, você irá encontrar algumas dicas que podem te ajudar a aliviar o desconforto e voltar a realizar algumas atividades por mais tempo ou sem sentir fortes dores.

As dores na coluna precisam de cuidado

Antes de mais nada, as principais causas são de origem muscular ou devido ao cansaço, incluindo problemas posturais, inflamação do nervo ciático ou pedra nos rins.

Importante saber diferenciar a causa das dores, observando as características, como a região das costas que a dor está afetando, se ela pode ser solucionada com medidas simples ou não.

Acima de tudo, se for uma dor aguda e muito forte, é necessário um diagnóstico médico para auxiliar no melhor tratamento para o problema.

Principais causas das dores na coluna

  • Espondilose (artrose na coluna);
  • Desvios da coluna (cifose, lordose e escoliose);
  • Hérnias de disco;
  • Estenoses (estreitamento do canal espinhal);
  • Dor ciática; 
  • Bico de papagaio;
  • Contratura muscular.

Todavia, as dores causadas por problemas musculares são fáceis de serem identificadas e podem ser aliviadas de formas convencionais, aliviando o desconforto da região. Agora, em casos de dores na coluna lombar, são dores que podem ser causadas por doenças, pelo processo natural de envelhecimento, obesidade e sedentarismo.

Dicas de como aliviar o desconforto na coluna

  1. A primeira dica é deitar-se com as pernas apoiadas em almofadas altas e colocar uma compressa morna no local por 20 minutos. Essa estratégia pode ajudar porque irá aliviar a tensão da região da dor e sobre as vértebras, trazendo um alívio em poucos minutos;
  2. Outra forma rápida de aliviar as dores na região, é por meio de massagens. Em suma, elas irão diminuir a tensão muscular e aliviar o desconforto;
  3. Para aliviar as dores nas costas, praticar exercícios e ter uma alimentação saudável pode ser uma das soluções a médio e longo prazo. Eventualmente, o sedentarismo e o sobrepeso são fatores que podem estar causando desconfortos;
  4. Os alongamentos também podem ajudar. Caso se tornem um hábito, podem auxiliar para uma melhora do quadro e das dores no dia a dia;
  5. Melhorar a postura durante a rotina de trabalho e de descanso, também podem ser fatores essenciais na diminuição das dores. Atualmente, em tempos de trabalho remoto ou de modelo híbrido, onde as pessoas trabalham sentadas ou até mesmo deitadas, ajeitar a postura pode mudar a vida e reduzir as dores.
  6. Além dos exercícios convencionais citados acima, podemos citar os exercícios personalizados, indicados por fisioterapeutas.
  7. Dormir de lado de preferência com um travesseiro que suporte o pescoço e alinhe a cabeça ao corpo pode melhorar a sua postura durante o período de descanso;
  8. Tome cuidado ao abaixar para pegar objetos e flexione os joelhos. Por exemplo, isso pode parecer algo simples e banal, mas abaixar-se de qualquer maneira, pode contrair as costas de uma maneira desconfortável e causar dores musculares;
  9. Ao carregar uma mochila ou sacolas pesadas distribua o peso entre os dois ombros e braços;
  10. Ao dirigir, não se esqueça de apoiar as costas e a cabeça no banco do veículo;

Contudo, caso as dores persistam, procure um médico especialista em coluna e procure tratamento com o auxílio de um profissional qualificado.

Onde encontro um especialista em coluna em Minas Gerais?

Acima de tudo, o recomendado em qualquer um dos casos ou situações, é procurar um médico especialista. Só assim, é possível ter um diagnóstico completo e o auxílio para o melhor tratamento.

Em Minas Gerais, o Dr. Nicollas Nunes Rabelo é uma das maiores referências da região, com mais de 2 mil cirurgias realizadas. Portanto, se você procura um especialista na área, clique no botão abaixo.

Entrar em contato