Está com o nervo ciático inflamado e sente dores na parte posterior das costas e nas pernas? Saiba como aliviar o desconforto
A dor ciática surge quando o nervo ciático está inflamado, causando desconforto e dores que podem irradiar das costas para as pernas. Isso ocorre quando há uma compressão do nervo, que pode surgir devido ao envelhecimento natural ou por meio de hábitos ruins, como o hábito de postura incorreta.
Esta dor normalmente surge no final da coluna e pode chegar aos glúteos ou parte posterior da coxa, afetando qualquer ponto deste trajeto.
Para um diagnóstico completo e eficaz, procure sempre um médico especialista em coluna vertebral. Agende já a sua consulta!
Dica 1- Dormir de lado
Uma dica simples e que pode fazer toda a diferença, é dormir deitado de lado, com um travesseiro entre as pernas. Isso vai fazer com que a coluna fique bem alinhada.
Para aqueles que têm dificuldade em dormir de lado, também é possível dormir de barriga para cima e colocar um travesseiro por baixo dos joelhos.
Dica 2- Aplicar compressa quente
Uma das formas caseiras de aliviar as dores e até mesmo a inflamação, é colocar uma compressa com água quente na região do nervo ciático.
Isso fará com que a musculatura fique relaxada, diminuirá a inflamação e aumentará a liberação de endorfinas que promovem o bem-estar.
Dica 3- Cuidados
Evite ficar sentado ou deitado por longos períodos. Quando sentir dores, evite rodar o tronco e dobrar o corpo para a frente.
Dica 4- Fazer alongamentos
Em casos de crise, os alongamentos para a coluna lombar são recomendados para aliviar as dores.
Dentre as opções, o paciente pode ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar uma perna de cada vez, aproximando o joelho do peito. O alongamento deve ser feito por 30 segundos e repetido três vezes para cada perna.
Outro alongamento indicado, é deitar-se de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, mantendo a contração e a respiração.
Após a realização deste alongamento, na sequência, eleve a perna com o joelho dobrado e mantenha a posição por 5 segundos. Expire ao levantar a perna e repita o exercício 5 vezes para cada perna.
Dica 5- Fazer exercícios de fortalecimento
Um programa de fortalecimento muscular é muito importante, mas o faça dentro dos seus limites.
Manter um hábito de vida sedentário não previne nem ajuda nas dores causadas pelo nervo ciático. Um determinado nível de atividade física deve ser mantido por quem sofre desse problema, obedecendo às recomendações médicas e as particularidades de cada caso
Para ter um tratamento adequado e um diagnóstico assertivo, é necessário procurar um médico especialista. O Doutor Nicollas Nunes Rabelo é referência na área, com mais de 2 mil cirurgias realizadas e mais de 5 mil atendimentos realizados.
Tem interesse em exames, consultas ou tratamentos para as suas dores no ciático? Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!