É muito comum não entendermos alguns termos usados pelos médicos na hora de se fazer um diagnóstico, por isso, uma de nossas missões é ajudá-lo a entender estes conceitos
Está sentindo dores de cabeça e deseja saber se o que sente é cefaleia ou uma enxaqueca?
A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Existem mais de 150 tipos de cefaleia.
Já a enxaqueca, que também é chamada de migrânea, é um dos tipos de cefaleia.
Entender as características dos mais comuns e saber descrevê-las ajuda o seu médico a prescrever o melhor tratamento, e vamos explicar um pouco mais sobre eles a seguir.
Já sentiu dores de cabeça que deixam aquela sensação de estar com a cabeça pesada, apertada ou pressionada? Uma dor que não te impossibilita, mas que te incomoda?
A cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça muito frequente em mulheres, é causada pela contração dos músculos do pescoço e acontece principalmente devido à má postura, estresse, ansiedade e noites mal dormidas.
Ainda sobre este tipo de cefaleia, o tratamento dela é normalmente feito por meio de medicamentos após o diagnóstico.
Menos comum, tem como sintoma dor intensa, normalmente, na parte da noite. A dor pode ser de um lado só da cabeça ou em torno dos olhos.
Em alguns casos, a pessoa fica com os olhos avermelhados e lacrimejando, congestão nasal, pálpebra caída do lado que sente a dor.
Os problemas podem ser da região do cérebro hipotálamo, que controla a temperatura, hormônios e sono.
Se sentir sintomas parecidos a estes, procure um especialista e busque um diagnóstico mais completo e assertivo.
Muitas pessoas tiram conclusões precipitadas e acham que estão com enxaqueca sempre que sentem dores de cabeça.
A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, que normalmente se inicia em um dos lados da cabeça e aumenta aos poucos. Além disso, alguns outros sintomas podem apontar para enxaqueca, como fotofobia (aversão à luz) e fonofobia (aversão a sons).
As enxaquecas podem ser causadas por alterações hormonais, por fazer refeições fora do horário, pelo excesso de café ou pela prática excessiva de exercícios. Em alguns casos específicos, alguns alimentos podem ser a causa deste mal-estar.
O tempo da enxaqueca varia entre 4 horas a 3 dias e não necessita de medicação, a não ser que as crises de enxaqueca estejam frequentes e o médico receite algum medicamento prescrito.
A cefaleia pós-raqui é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer após a administração do anestésico no líquor- o líquido que envolve a medula espinhal- para realização de cirurgias como cesárea ou cirurgia de joelho, por exemplo.
Esse tipo de cefaleia é caracterizado por uma dor de cabeça na parte da frente ou atrás da cabeça, nos ombros ou no pescoço, que piora ao sentar ou levantar, e pode ter início de 24 a 48 horas após a anestesia e durar até cerca de 5 dias.
Os principais tratamentos da cefaleia englobam a utilização de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como: paracetamol, dipirona ou ibuprofeno. Em alguns casos, como enxaqueca ou cefaleia em salvas, pode ser indicado pelo médico outros remédios como triptanos, ergotamina ou opióides.
Algumas medidas simples podem ajudar a aliviar a cefaleia, como, repouso, hidratação, aplicação de compressas frias na testa ou compressas quentes no pescoço, ou nuca, massagear o couro cabeludo ou tomar um banho morno relaxante, por exemplo.
Outras medidas importantes para precaver novas crises de cefaleia, são: identificar a causa do estresse, fazer terapia com psicólogo, praticar atividades físicas, evitar o uso de bebidas alcoólicas ou o consumo excessivo de café.
O recomendado em qualquer um dos casos ou situações, é procurar um médico especialista. Só assim, terá um diagnóstico completo e o auxílio para o melhor tratamento.
O Doutor Nicollas Nunes Rabelo é referência na área, com mais de 5 mil atendimentos realizados. Tem interesse em exames, consultas ou tratamentos para as suas dores de cabeça? Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!